quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Amamentação materna


A amamentação é instintiva em um primeiro momento, mas depois requer de conhecimento e técnicas para poder cumprir seu objetivo e nem sempre é fácil. Desde que meu bebê nasceu, estou aprendendo, cada dia uma coisa nova e este é só o começo.

Acho que nosso primeiro instinto é pegar o filho e colocar no peito e o resto a gente vai ajeitando e aprendendo depois. Pelo menos neste primeiro contanto com o meu bebê foi assim. E olha que existem milhões de coisas para aprender.

Mesmo tendo lido sobre amamentação durante a gravidez e tendo consciência da infinidade de benefícios desta prática, na hora H a gente fica sem saber o que fazer muito bem o que fazer: como pegá-lo, como colocá-lo no peito.

Mas o coloquei no meu peito e ele me ajudou bastante, agarrando em seguida o peito, parece que também é instintivo aceitar com tanta facilidade o peito, nos primeiros momentos de vida e parecia que ele estava com muita fome e acredito que foi tão natural a aceitação do meu peito por ser colocado para mamar depois de tão pouco tempo de nascido, este fato ajudou bastante (acho).......

Durante nossa estadia de três dias no hospital, iniciamos todo um aprendizado, que apenas começava e que agregamos um dado novo a cada dia. Neste sentido, acredito que foi super importante ter a nossa volta pessoas e profissionais que valorizassem e incentivassem a prática da amamentação.

Tive sorte porque a enfermeira que estava de plantão me incentivou bastante a amamentar, mostrou várias posições que poderia utilizar, assim como disse que o leite era o melhor que poderia oferecer ao meu filho.

Porque digo isso?
Nem sempre as pessoas têm a mesma sorte que eu. Conheço vários casos de mulheres que por vários motivos não puderam amamentar seus filhos no hospital e depois já não conseguiram estabelecer esta prática depois de chegar em casa.
Pode ser porque as próprias enfermeiras ou mesmo o médico já incentivam a utiliza o leite artificial, alegando que a mãe não “produz” leite suficiente para saciar a fome do bebê.
Constatei por conta própria que quando mais mama, mais leite produzimos, é uma coisa impressionante (conversa para outro dia).


Bom, primeiro, nos primeiros dias você não tem muita certeza se seu leite é realmente suficiente para seu filho, até mesmo porque nos primeiros dias temos o colostro, um líquido mais amarelado que é produzido em menor quantidade e que é super importante para o bebê, já que atua como um imunizador natural, mais completo que qualquer vacina que seu filho possa tomar.

Somente depois de uns 2 ou três dias que surge o leite, só que também ficamos na dúvida já que ele não tem a mesma cor do leite da vaca, ele é mais aguado, mas ele dispõe de todos, digo todos os ingredientes necessários para a nutrição de nossos filhos.

Enfim, produzimos leite, antes disso colostro, na medida da necessidade de nossos filhos e não devemos comparar a cor e o cheiro com o leite que conhecemos, porque não é a mesma coisa.

Este foi apenas o primeiro episódio de vários sobre amamentação. Com o tempo vou compartilhando o que estou aprendendo com as outras mulheres da vida de Juan Martín, assim como a partir das coisas que leio e pergunto a respeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário