segunda-feira, 18 de julho de 2011

Fator Rh negativo na gravidez

Olá pessoal

Vocês sabem o que é fator RH negativo na gravidez?
Eu sempre me lembrava disso da época da escola. Aliás era uma das poucas coisas da aula de biologia que realmente me lembrava de verdade. Hehehehehe.
Enfim, quando uma mulher possui fator rh negativo deve estar mais atenta aos exames para detectar  a presença de anticorpos contra o fator rh positivo, caso seu bebê apresente este tipo de sangue.
Mas muitas mulheres não apresentam estes anticorpos antes de sua primeira gravidez, que deve ser acompanhada para evitar problemas em uma futura gravidez. Assim que o bebê nasce, é feito um exame de tipificação de sangue, com uma amostra colhida de seu cordão umbilical e caso ele tenha sangue Rh postivo, a mãe deve tomar uma vacina nas seguintes 72 horas, para evitar a formação de anticorpos  de rh positivo.
Caso mãe já apresente estes anticorpos em sua corrente sanguínea, deve fazer um monitoramento da gravidez para evitar anemia, icterícia ou alguma outra complicação. 
Mas não se preocupem mamães, com um bom acompanhamento não tem nenhum perigo, estou lendo um pouco a respeito. 
Informe-se mais a respeito deste assunto e sempre, sempre, sempre, pergunte ao seu médico o que fazer em seu caso particular.  Leia uma reportagem muito interessante que encontrei no site do baby center:

Nenhum comentário:

Postar um comentário